Dicas do Chef

Doce de Soro de Leite – Virada de Minas

O Doce de Soro de Leite é um produto prático, pois pode ser consumido de imediato ou incrementando seus mais variados pratos. Quem nunca se deliciou com um bom recheio de bolo, um churros derretendo sua cobertura ou simplesmente uma boa colherada de sobremesa?

Cozinhar Leite Condensado no Microondas

– Coloque o leite condensado em uma tigela de vidro ou cerâmica alta que possa ir ao micro-ondas.
– Cozinhe no micro-ondas na potencia média (50%), por 2 minutos, retire do micro-ondas e misture bem (por uns 5 minutos) com um batedor de arame (fuê).
– Leve novamente ao micro-ondas e cozinhe novamente na potência média (50%) por 2 minutos, retire do micro-ondas e misture bem (por 1 minuto) com um batedor de arame (fuê).
– Leve novamente ao micro-ondas ajustando em potência média/baixa e cozinhe por cerca de 18/25 minutos, parando o cozimento a cada 2 minutos para misturar, faça isso até que ele atinja a cor de caramelo e esteja com a consistência que deseja.

Atenção: A tigela vai estar sempre muito quente o leite condensado também por isso tome muito cuidado para não se queimar.
Importante: Não esqueça de tirar do microondas para misturar, pois sem essa etapa ele vai acabar queimando.

regular_leitecondcozido

Fonte: Receitas de Minuto

5 DICAS DE COMO FAZER PUDIM
1- O principal ingrediente do pudim é o leite condensado, é ele que dará o gosto todo especial. Então procure usar um leite condensado de marca boa, não economize nesse produto, marcas baratas e desconhecidas podem deixar o sabor do pudim diferente e sem graça. Então a primeira dica é comprar um leite condensado de boa qualidade.
2 – O pudim também leva ovo, e muita gente não gosta da sobremesa por causa disso, eles acham que o ovo deixa gosto e cheiro no pudim. Para que isso não aconteça é bem simples, você precisa bater bastante os ingredientes para que eles se misturem e não fique com gosto de ovo. Se não bater direito pode ficar alguns pedaços da gema sem misturar e isso não é legal. Então bata bastante.
3 – Na hora da calda muita gente só faz com açúcar. Mas não é só isso, para ela ficar com uma boa consistência é preciso colocar água. Quando for fazer a calda derreta primeiro o açúcar até ele ficar dourado, depois é só colocar meia xícara de água quente ou a quantidade indicada na receita. Não pare de mexer em nenhum momento e só dê como acabado quando a calda não tiver nenhum torrão de açúcar, para isso é interessante deixar ferver. Deixe também a calda mais grossa, ela muito mole fica até difícil para ficar em cima do pudim.
4 – Faça seu pudim em banho-maria, assim ele fica com a textura ideal. O banho-maria é quando a forma do pudim fica sobre a água que está dentro de outra panela, existem panelas especiais para fazer pudim em banho-maria. Fazendo assim sua sobremesa vai assar de forma controlada. Só não deixe cair água no pudim, pois isso pode estragar a receita.
5 – Para que seu pudim seja sucesso total você deve não só seguir essas quatro dicas dadas, mas também fazer o pudim na temperatura indicada na receita. Se a sua receita não estiver indicando a temperatura deixe em 180 °C. Se fizer o pudim na temperatura certa ele vai ficar bonito e sem aqueles furinhos que você já deve ter visto. Fazendo na temperatura certa ele fica bonito e uniforme.

leite-condensado-ITAMBÉ (Copy)

Fonte: 5 Coisas